Aprilia RSV4 Factory Works – A versão extrema

O departamento de competição de Noale propõe um kit para tornar a RSV4 ainda mais eficaz em pista.

andardemoto.pt @ 15-11-2017 17:16:00

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Os mais desatentos podem até pensar que em 2018 a Aprilia não irá efectuar alterações significativas na sua superdesportiva, a RSV4, seja na versão base RR, seja na versão mais exótica RF. Para além dos novos gráficos, pouco há a dizer sobre a RSV4 que já não seja conhecido.

No entanto, a marca de Noale não pretende ver algumas das rivais apresentarem versões especiais das suas superdesportivas, sem que para isso tenha uma resposta à altura! Por isso, e recorrendo ao departamento de competição Aprilia Racing, a marca italiana criou um kit bem especial para a RSV4, denominado de Factory Works.

Este kit eleva ainda mais o potencial das RSV4 para uso em pista, melhorando as prestações do motor, reduzindo o peso, e ainda transformando por completo a aerodinâmica desta moto.


A RSV4 com o kit Factory Works conta no motor com novos pistões forjados, cabeças dos cilindros redesenhadas, e a centralina recebe parâmetros específicos para poder trabalhar em conjunto com o escape completo da Akrapovic. O resultado são 215 cv extraídos do motor V4!

A outra forma encontrada pela Aprilia Racing para melhorar a RSV4, foi reduzir o peso. De facto as RSV4 RR ou RF não são as mais leves do segmento, e por isso uma versão com kit Factory Works tinha de eliminar este problema. O resultado da utilização de bateria de lítio, mesa de direcção superior maquinada em alumínio, um depósito de combustível redesenhado, várias peças em fibra de carbono e eliminação de elementos como suporte de matrícula ou espelhos, permitiu à Aprilia reduzir o peso do conjunto em nada menos do que 10 kg.

Por último, e partindo da experiência acumulada em MotoGP com o protótipo RS-GP, a Aprilia Racing desenvolveu um kit aerodinâmico para a RSV4. Nas laterais podem ser instaladas os já famosos apêndices aerodinâmicos, tal e qual como a Aprilia usa em MotoGP.


Por último, e partindo da experiência acumulada em MotoGP com o protótipo RS-GP, a Aprilia Racing desenvolveu um kit aerodinâmico para a RSV4. Nas laterais podem ser instaladas os já famosos apêndices aerodinâmicos, tal e qual como a Aprilia usa em MotoGP.

andardemoto.pt @ 15-11-2017 17:16:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp